quarta-feira, 29 de abril de 2009

"Pastoral da Juventude do Brasil é ação organizada dos jovens que são Igreja junto com seus pastores e com toda comunidade para aprofundar a vivência de sua fé e evangelizar outros jovens com opção evangélica preferencial e consciente pelos jovens das classes populares e pelos jovens marginalizados, em vista da construção de um mundo mais fraterno e justo, a fim de que se transformem em novos homens e novas mulheres, sendo pois agentes da construção da nova sociedade, guiados pelos critérios evangélicos.

É ação global, coordenada e oficial da Igreja no meio da juventude, animada pelas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e em profunda sintonia com os objetivos, as prioridades e as orientações das nossas Dioceses.

A PJ (Pastoral da Juventude) é a organização dos grupos de jovens das paróquias e CEBs dentro de uma pastoral que tem suas próprias coordenações, processo de formação e acompanhamento sistemático. Em alguns lugares utilizam-se outras siglas como PJG (Geral) ou simplesmente PJ.

Esse texto foi retirado do site da pastoral da juventude e mostra o que é essa pastoral. Uma pastoral que sempre tem que está muito bem articulada com a poróquia. A pastoral da juventude esta passando por um processo de reformulação em nossa paróquia. O Pe. José Maria, o vigario de nossa igreja, é hoje o coordenador geral da pastoral da juventude, junto com uma comissão de representantes de grupos de jovens da paróquia. Está bem claro as dificuldades que a PJ esta enfrentando, principalmente no que se refere a apoio, a falta de respeito para com a juventude por parte de alguns paroquianos, entre outras coisas que desanima a caminhada. Também e notório que a juventude esta dispersa e confusa no que se refere a pastoral da juventude, sua missão, objetivos etc. Por isso é imprescindivel a juventude passar por um processo de formação sobre a pj e também formação religiosa. Mostrar para juventude o papel social da igreja católica, mostra como se deve trabalhar FÉ e VIDA, assim como fez Jesus.
A caminhada é longa, mais com o apoio de todos é possivel mudar essa realidade de que a juventude e marginal, e transforma-la em agente de transfomação de uma sociedade mais justa e fraterna, de uma juventude cristã e promovedora da paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário